Diretrizes para Autores
A Cadernos do desenvolvimento publica artigos, resenhas, traduções e entrevistas recebidos em fluxo contínuo em português, inglês, espanhol e francês.
A submissão, processamento e publicação dos textos é integralmente gratuíta.
Todos os trabalhos devem ser submetidos através desta plataforma.
1. Apresentação:
1.1 Todos os artigos apresentados deverão ter entre 35 e 65 mil caracteres, com espaços, digitados em editor de texto Word (ou similar), no formato A4, Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 e margens 2,5 cm.
1.1.1 As resenhas e entrevistas deverão ter entre 15 e 35 mil caracteres com espaços.
1.2 No corpo do texto e nas notas de rodapé não deve existir qualquer tipo de referência que possibilite a identificação da autoria.
1.3 Os artigos devem indicar, na primeira nota de rodapé, se a pesquisa recebeu financiamento, devendo este ser especificado.
1.4 Para a submissão de artigos, ao menos um dos autores deverá possuir o título de Doutor. Para a submissão de resenhas e entrevistas, a titulação mínima necessária é a de mestre.
1.5 Os autores devem estar cadastrados na plataforma com dados de identificação completos: nome, vinculação institucional, endereço de e-mail, ORCID. Além de uma breve nota biográfica com filiação institucional (Cargo, Departamento, Instituto, Instituição) e formação (Doutorado, Mestrado, Especialização, Graduação).
1.6 Na submissão do artigo o autor deve apresentar título, resumo (entre 100 e 150 palavras) e palavras-chave (entre 3 e 5 palavras-chave) no idioma original do texto e em inglês.
1.7 Imagens e mapas devem vir nas extensões TIF, CDR e JPG, com resolução mínima de 300 dpi. Gráficos, quadros e tabelas em arquivos originais abertos em Excel (separado, documento complementar) ou Word.
2. Citações, notas de rodapé e referências bibliográficas
2.1 As referências devem vir no corpo de texto seguindo o estilo Chicago/Autor-Data, no seguinte formato: (Santos, 2005, p. 19).
2.2 A referência completa à obra citada deve obrigatoriamente aparecer ao final do texto, na seção de Referências.
2.3 As citações curtas, de até três linhas, devem permanecer no corpo do texto, entre aspas (sem itálico). Usa-se itálico para referências em outros idiomas, diferente do restante do texto.
2.4 As citações longas, a partir de quatro linhas, devem ser destacadas com recuo de quatro centímetros, fonte 11 e espaçamento simples (sem itálico e sem aspas). Usa-se itálico para referências em outros idiomas, diferente do restante do texto.
2.5 As Notas de rodapé deverão ser sucintas. Elas podem ser explicativas, informativas ou conter comentários curtos pertinentes a informações que, de outro modo, poderiam quebrar a fluência textual.
2.6 Para fontes ou demais materiais que não tenham/apresentem as informações completas – tais como numeração de página, data de publicação e local de publicação – podem-se adotar os recursos das expressões entre colchetes:
[s. p.] = sem página
[s. d.] = sem data
[s. l.] = sem local
[s. n. t.] = sem notas tipográficas
2.7 Somente deve ser listado na seção de Referências material efetivamente citado no texto. Em caso de publicação eletrônica, devem ser acrescidos os dados de consulta. Ex.: "Publicado em: 18 abr. 2021. Disponível em: https://www.... Acesso em: 30 maio 2021.
2.8 Caso o mesmo autor apareça mais de uma vez na lista de Referências, deve-se repetir o sobrenome, evitando-se o uso de traços.
2.9 O nome dos tradutores é considerado como informação complementar e só deverá ser incluído nas Referências quando for relevante para o estudo.
3. Política de Publicação Prévia:
3.1 Todo material previamente publicado, na íntegra ou parcialmente, em periódico ou livro pelos autores é considerado publicação prévia e, por isso, não poderá ser submetido para avaliação na CD;
3.2 Todo conteúdo previamente disponível em revista não científica, anais de evento, tese, dissertação, monografia, textos para discussão e trabalhos apresentados como requisito para conclusão de disciplina pelos autores não é considerado publicação prévia. Contudo, os autores precisam declarar a origem do artigo no momento da submissão;
3.3 A CD aceita artigos previamente depositados nos servidores preprint. O texto previamente publicado no preprint precisa ser corretamente citado no momento da submissão.
4. Avaliação:
4.1 Todos os artigos serão condicionados à avaliação cega por pares. O exame do material submetido caberá a dois pareceristas externos, convidando-se um terceiro avaliador em casos de discordância entre as conclusões remetidas à revista.
4.2 Os autores serão notificados do aceite ou não dos respectivos trabalhos, podendo o texto estar sujeita a modificações, conforme a indicação dos avaliadores.
4.3 O artigo submetido à revista deve ser inédito e original e não deve estar sendo considerado por outra publicação.
4.4 Cada autor só poderá ter um artigo em processo de avaliação, a partir da data de submissão até a publicação.
4.5 A revista observará, ainda, um intervalo de dois anos entre a publicação de um artigo e o início de um novo processo de submissão pelos autores.