Apontamentos
- Não há apontamentos.
General Joubert de Oliveira Brízida
O General de Exército Joubert de Oliveira Brízida é natural do Rio de Janeiro. Sua carreira militar iniciou no dia 1º de março de 1952, quando foi matriculado na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).
Foi declarado aspirante a oficial da arma de Artilharia em maio de 1954. Além do curso de formação realizado na AMAN, cursou também o Instituto Militar de Engenharia (IME), a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (ESAO), Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e Escola Superior de Guerra (ESG).
É paraquedista militar. Fez os seguintes cursos: Básico de Paraquedismo; Mestre de Salto; Precursor Paraquedista e Operações Especiais Aeroterrestres (USA). Ao regressar dos Estados Unidos, como pioneiro, implantou no Brasil o curso de Operações Especiais. Cursou também no exterior o Curso de Sobrevivência na Selva (Fort Sherman – EUA) e o Curso Avançado de Comunicações (Fort Monmouth – USA). Além dos cursos militares, realizou o Curso de Analista e Programador de Computadores Eletrônicos Digitais, na Escola Nacional de Ciências Estatísticas – RJ.
Como oficial superior, da arma de Comunicações, foi instrutor chefe da Escola de Comunicações, chefe do Serviço de Comunicações do Gabinete da Presidência da República (no governo Médici), membro da Secretaria-Geral do Conselho de Segurança Nacional (no governo de João Figueiredo, de 1980 a 1982) e, ainda, Secretário de Informática da Secretaria Especial de Informática (de 1982 a 1983). Durante dois anos (1984 e 1985) esteve adido à Embaixada do Brasil na Inglaterra.
De 1986 a 1987, no governo de José Sarney foi subchefe do Estado-Maior do Exército. De 1988 a 1989, diretor de Material de Comunicações e de Eletrônica e, de 1990 a 1991, comandante da 11ª Brigada de Infantaria Blindada, em Campinas.
Quando promovido a general de divisão, foi diretor de Informática e vice-chefe do Estado-Maior do Exército, em Brasília, de 1991 a 1995.
Como general de exército exerceu (de abril de 1995 a novembro de 1996) a função de secretário de Economia e Finanças e, de dezembro de 1997 a agosto de 1998, comandante do Comando Militar do Sudeste (CMSE), passando então para a reserva. Quando se dedicou a traduzir livros.
O General Joubert Brízida possui várias condecorações civis e militares nacionais e estrangeiras.
O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).
Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.
Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.