Desigualdades socioespaciais no ensino superior brasileiro: a diferença entre as áreas de conhecimento

Fernando Mesquita, André Tosi Furtado

Resumo


O ponto de partida é uma visão integrada da desconcentração produtiva e do ensino superior no Brasil neste início do século XXI. O objetivo é discutir as permanências e reduções das desigualdades socioespaciais do ensino superior em função de suas relações com a base produtiva. O estudo levou em conta as áreas de engenharia e construção, computação e tecnologias da informação e comunicação (TIC), agricultura, e a saúde e bem-estar. Uma metodologia foi elaborada para identificar as regiões com maior peso na formação profissional, no emprego e aquelas que combinam essas duas dimensões. Os resultados evidenciam as peculiaridades das áreas de conhecimento selecionadas. Computação e engenharia registram a manutenção das desigualdades socioespaciais quando se considera a interconexão entre a base produtivo e o conhecimento. Saúde e agricultura revelam reduções das desigualdades socioespaciais.


Palavras-chave


Ensino Superior; Desconcentração Produtiva; Áreas de Conhecimento

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