Reflexões sobre a formação do pensamento desenvolvimentista na Amazônia: uma análise da trajetória e produção intelectual de Armando Dias Mendes
Resumo
Este trabalho reconstitui a trajetória intelectual e profissional de um dos expoentes da reflexão sobre as potencialidades do desenvolvimento da região Amazônica, professor Armando Dias Mendes. Inspirado na corrente de pensamento que substanciou a ideologia de superação do atraso brasileiro pela industrialização — o desenvolvimentismo —, Armando Mendes iria formular uma estratégia própria para a região, contrapondo-se a uma imposição “civilizatória” desmedida ao espaço regional. Em outras palavras, ele avaliou a necessidade de (re)significação do papel da região amazônica não como um simples lugar de usos e abusos, mas como digna de receber tratamento especial que considerasse sua heterogeneidade e (re)descoberta de suas potencialidades. Finalmente, Armando Mendes inscreveu na história o papel de protagonista das vozes amazônicas que precisavam ser ouvidas, pela criação do Centro de Excelência do Pensamento Amazônico sobre Desenvolvimento, capaz de dar vazão frutífera às aspirações regionais.Downloads
Referências
BIELSCHOWSKY, R. O pensamento econômico brasileiro: o ciclo ideológico do desenvolvimentismo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
CAVALCANTI, M. B. Da spvea à Sudam: 1964- 1967. Belém: Sudam, 1967.
COSTA, F. A. Ecologismo e questão agrária na Amazônia. Belém: Sepeq/Naea, 1992.
FERNANDES, D. A. A questão regional e a formação do discurso desenvolvimentista na Amazônia. Tese (doutorado) — Naea, 2011.
FONSECA, P. C. D. Desenvolvimentismo: a construção do conceito. In: CALIXTRE, A. B.; BIANCARELLI, A. M.; CINTRA, M. A. M. Presente e futuro do desenvolvimento brasileiro. Brasília: Ipea, 2014.
LIMA, M. C. Os boêmios cívicos. A assessoria econômica-política de Vargas (1951-1954). 1ª. ed. Rio de Janeiro: Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, 2013.
MARQUES, G. S. Estado e desenvolvimento na Amazônia: a inclusão amazônica na reprodução capitalista brasileira. Tese (doutorado) — UFRJ, 2007.
MENDES, A. D. Introdução ao planejamento regional brasileiro, vol. 1. Salvador: Instituto de Economia e Finanças da Bahia, 1958.
______. MENEZES, A. V. C.; DUARTE, C. S. M. Linhas de ação para a valorização econômica da Amazônia. In: Revista de Ciências Jurídicas, Econômicas e Sociais. Belém, 1 (1), p. 15-44, abr, 1963a.
______. Uma nova política de valorização da Amazônia. In: Revista de Ciências Jurídicas, Econômicas e Sociais. Belém, 1 (2), p. 147-156, out, 1963b.
______. [1974] A invenção da Amazônia: alinhavos para uma história de futuro. 3ª ed. Belém: Banco da Amazônia, 2006.
______. Os investimentos privados e a política financeira do governo. In: Problemática da Amazônia. Biblioteca do Exército: publicação 415, vol. 90, 1971.
______. A casa e suas raízes: ensaios sobre ecologia, economia e “ecomenia”. Belém: Cejup, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).