Desenvolvimento sem liberdade: uma análise crítica do pensamento de Amartya Sen
Resumo
O presente trabalho discute a abordagem das capacitações como proposta para se entender o processo de desenvolvimento. O pensamento de Amartya Sen é analisado criticamente a partir de suas próprias proposições. A investigação se justifica pela influência abrangente que a teoria em questão tem exercido na literatura contemporânea sobre o desenvolvimento. A conclusão do trabalho é que a teoria das capacitações apresenta uma série de dificuldades importantes associadas, principalmente, ao seu conceito de liberdade política e econômica.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Trad. Leonel Vallandro e Gerd Bornheim da versão inglesa de W.D. Ross. São Paulo, Nova Cultural, 1991.
CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo, Ática, 2000.
KANT, I. (1785). Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Trad. Leopoldo Holzbach. São Paulo, Martin Claret, 2005.
MARX, K. (1844). Manuscritos Econômicos – Filosóficos. Trad. Alex Marins. São Paulo, Martin Claret, 2006.
MARX, K. (1867). O Capital: Crítica da Economia Política. Trad. Reginaldo Sant'Anna. 23a ed. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2006.
NUSSBAUM, M.; SEN, A. The Quality of Life. Oxford: Clarendon Press, 1993.
SEN, A. (1999) Desenvolvimento como Liberdade. Trad. Laura Texeira Motta. São Paulo, Companhia das Letras, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).