Evolução da abordagem analítica da teoria do desenvolvimento de Celso Furtado
Resumo
O texto de Celso Furtado “A teoria do desenvolvimento na ciência econômica” foi originalmente publicado no livro A economia brasileira: contribuição à análise de seu desenvolvimento (1954) e recebeu versões posteriores. O artigo tem dois objetivos. Primeiro, confrontar a versão original com as demais versões, descrevendo a evolução da abordagem analítica da teoria do desenvolvimento econômico de Celso Furtado. Constata-se uma trajetória interessante. Inicialmente, o texto de Furtado procurava acompanhar a evolução das ideias sobre o desenvolvimento na história do pensamento econômico, e nas versões mais recentes adquire um caráter didático explícito, de texto especializado voltado aos estudantes, considerando os problemas específicos dos países subdesenvolvidos. No entanto, mesmo na última versão, o conteúdo é a exposição da teoria convencional do crescimento, sem as necessárias e prometidas adaptações para a questão do desenvolvimento ou subdesenvolvimento. O segundo objetivo deste artigo é identificar os elementos que Furtado considera importantes para esta adaptação.
Downloads
Referências
FURTADO, C. A economia brasileira: contribuição à análise do seu desenvolvimento. Rio de Janeiro: A Noite, 1954.
_____. “A teoria do desenvolvimento na ciência econômica”. Revista de Ciências Econômicas, no 73. São Paulo, junho-setembro 1955, p. 23-45.
_____. Desenvolvimento e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.
_____. Teoria e política do desenvolvimento econômico. São Paulo: Editora Nacional, 1967; Abril Cultural, 1979/1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).