Evolução da abordagem analítica da teoria do desenvolvimento de Celso Furtado

Autores

  • Claudia Heller Universidade Estadual Paulista
  • Renata Cipolli d’Arbo Universidade de São Paulo

Resumo

O texto de Celso Furtado “A teoria do desenvolvimento na ciência econômica” foi originalmente publicado no livro A economia brasileira: contribuição à análise de seu desenvolvimento (1954) e recebeu versões posteriores. O artigo tem dois objetivos. Primeiro, confrontar a versão original com as demais versões, descrevendo a evolução da abordagem analítica da teoria do desenvolvimento econômico de Celso Furtado. Constata-se uma trajetória interessante. Inicialmente, o texto de Furtado procurava acompanhar a evolução das ideias sobre o desenvolvimento na história do pensamento econômico, e nas versões mais recentes adquire um caráter didático explícito, de texto especializado voltado aos estudantes, considerando os problemas específicos dos países subdesenvolvidos. No entanto, mesmo na última versão, o conteúdo é a exposição da teoria convencional do crescimento, sem as necessárias e prometidas adaptações para a questão do desenvolvimento ou subdesenvolvimento. O segundo objetivo deste artigo é identificar os elementos que Furtado considera importantes para esta adaptação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Heller, Universidade Estadual Paulista

Bacharel em ciências econômicas pela usp (1979), mestre e doutora em economia pela Unicamp (1989-1996). É professora do departamento de economia da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp e pesquisadora nas áreas de teoria econômica e de história do pensamento econômico contemporâneo. Recebeu o prêmio Haralambos Simeonides, concedido pela Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia, pela tese “Oligopólio e progresso técnico no pensamento de Joan Robinson”, parcialmente escrita no King’s College Archive Centre, Universidade de Cambridge, Inglaterra.

Renata Cipolli d’Arbo, Universidade de São Paulo

Professora do Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro “Victório Cardassi” desde 1993. Graduada em ciências econômicas (1990) e mestre em economia pela Unesp (2001). Atualmente cursa doutorado em história econômica na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Dedica-se à docência e pesquisa na área de economia, com ênfase em história do pensamento econômico e história econômica, atuando nos seguintes temas: Celso Furtado, Cepal, progresso técnico, métodos de produção e produtividade na agricultura paulista no século XIX e início do século XX.

Referências

FURTADO, C. A economia brasileira: contribuição à análise do seu desenvolvimento. Rio de Janeiro: A Noite, 1954.

_____. “A teoria do desenvolvimento na ciência econômica”. Revista de Ciências Econômicas, no 73. São Paulo, junho-setembro 1955, p. 23-45.

_____. Desenvolvimento e subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.

_____. Teoria e política do desenvolvimento econômico. São Paulo: Editora Nacional, 1967; Abril Cultural, 1979/1983.

Downloads

Publicado

2018-05-16

Como Citar

Heller, C., & d’Arbo, R. C. (2018). Evolução da abordagem analítica da teoria do desenvolvimento de Celso Furtado. Cadernos Do Desenvolvimento, 7(10), 17–40. Recuperado de https://cadernosdodesenvolvimento.org.br/cdes/article/view/200