Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Constituição Federal de 1988: desenvolvimento econômico integrativo como “modelo de desenvolvimento” brasileiro

Autores

  • Joyce de Matos Barbosa Faculdade Paraibana

Resumo

O presente trabalho analisa a criação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), concebida como agente promotora de um modelo institucional alternativo de desenvolvimento, de perfil local, que deverá preparar o país para os desafios do século XXI, com base em uma Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), que tem por lema a concepção da inovação tecnológica e do investimento na pesquisa científica como meios capazes de sustentar o crescimento, de acordo com as necessidades desenvolvimentistas preconizadas pela Constituição Federal Brasileira. A ABDI deve funcionar como um (novo) canal articulatório de produção de políticas e de planejamentos industriais pautados pelo gerenciamento organizacional entre a sociedade civil e o Governo Federal para o estabelecimento de uma nova arena decisória capaz de dinamizar as políticas industriais do país, formalizando um modelo de desenvolvimento econômico integrativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce de Matos Barbosa, Faculdade Paraibana

É mestre em ciências jurídicas na área de direito econômico pela UFPB, como bolsista da Capes. Especialista em processo civil pelo Centro de Ensino Universitário (Unipê). Especialista em mediação, conciliação e arbitragem pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Graduada em ciências jurídicas pelo Centro de Ensino Universitário (Unipê), como bolsista do CNPq. Concluiu curso de introdução à economia aplicada pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Atualmente é coordenadora do núcleo de prática jurídica da Faculdade Paraibana e professora da instituição.

Referências

CASTRO, M. F. “Capitalista coletivo ideal: Estado, Constituição e desenvolvimento no Brasil contemporâneo”. Tese de doutorado. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2008..

CONSTITUIÇÃO da República Federativa do Brasil 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm.

DE TONI, J. “Política industrial: será viável uma nova arquitetura organizacional?” Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/051/51toni.htm#_ftn21.

FURTADO, C. A fantasia desfeita. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

______. A formação econômica do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

______. Dialética do desenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1964.

______. O mito do desenvolvimento econômico. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.

______. Um projeto para o Brasil. Rio de Janeiro: Saga, 1968.

LINDBERG, L. N. “The Politics of inflation and economic stagnation”. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=zoHJeJ7UNMgC&pg=PA48&dq=stop+and+go+economy&ei=MSdnS7C0CJ30MsrF3IcO&cd=1#v=onepage&q=stop%20and%20go%20economy&f=false. Acesso em 23 dez. 2009.

MANTEGA, G. “Teoria da dependência revisitada: um balanço crítico”. Disponível em: http://www.eaesp.fgvsp.br/AppData/GVPesquisa/P00187_1.pdf. Acesso em 17 dez. 2009.

POLÍTICA de Desenvolvimento Produtivo – PDP – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI. Disponível em: http://www.abdi.com.br/?q=system/files/PDPSITE.pdf.

PDP. “Relatório de macrometas”. Disponível em: http://www.abdi.com.br/?q=system/files/relatorio_de_macrometasx.pdf.

SEN, A. K. Desenvolvimento como liberdade. 1a ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SOUZA, W. P. A. Teoria da constituição econômica. Belo Horizonte: Del Rey, 2002.

SOUZA E SILVA, C. A. “Reforma política e desenvolvimento de Hélio Jaguaribe”. Disponível em: http://www.intellectus.uerj.br/Textos/Ano6n2/Texto%20de%20Claudio.pdf.

SUZIGAN, W.; FURTADO, J.. “Política industrial e desenvolvimento”. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rep/v26n2/a01v26n2.pdf. Acesso em 6 dez. 2009.

TODESCAN, P.. “A formação do Estado regulador”. Disponível em: http: http://www.cebrap.org.br/imagens/Arquivos/a_formacao_do_estado_regulador.pdf. Acesso em 15 março 2009.

Downloads

Publicado

2018-05-16

Como Citar

Barbosa, J. de M. (2018). Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Constituição Federal de 1988: desenvolvimento econômico integrativo como “modelo de desenvolvimento” brasileiro. Cadernos Do Desenvolvimento, 7(10), 85–100. Recuperado de https://cadernosdodesenvolvimento.org.br/cdes/article/view/217