Desenvolvimento econômico do Brasil e sistema financeiro nacional no pensamento de Ignácio Rangel
Palavras-chave:
Desenvolvimento Econômico, Economia Brasileira, Dualidade Básica da Economia Brasileira, Ignácio Rangel, Sistema Financeiro NacionalResumo
Este trabalho pretende estudar as categorias fundamentais do pensamento de Ignácio Rangel para compreender a funcionalidade de um sistema financeiro nacional para a promoção do desenvolvimento econômico do Brasil. Para isso, parte-se do seu conceito de “dualidade básica da economia brasileira” e sua interação com os ciclos longos da economia mundial, identificando o que o autor denomina de “motor primário” do desenvolvimento econômico brasileiro. A estruturação de um sistema financeiro nacional, para o autor, atua como um elemento-chave para a superação dessa dualidade básica ao promover a mobilização da capacidade ociosa encontrada nos “elos fortes” da economia brasileira, onde há excesso de capital concentrado, porém sem utilização.
Downloads
Referências
BIELSCHOWSKY, Ricardo. Pensamento econômico brasileiro: o ciclo ideológico do desenvolvimentismo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2004.
BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos; RÊGO, José Márcio. Um mestre da economia brasileira: Ignácio Rangel. Revista de Economia Política, v. 13, n. 2 (50), p. 98-119, abr.-jun. 1993.
MAMIGONIAN, Armen; et al. Entrevista com o professor Ignácio de Mourão Rangel. (Entrevista). Geosul, Florianópolis, v. 5, n. 5, p. 113-139, 1988.
PRADO JÚNIOR, Caio. História econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 2012.
RANGEL, Ignácio. A dinâmica da dualidade brasileira. In: Obras reunidas. Vol. 2. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
RANGEL, Ignácio. A história da dualidade brasileira. In: Obras reunidas. Vol. 2. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
RANGEL, Ignácio. A inflação brasileira. In: Obras reunidas. Vol. 1. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
RANGEL, Ignácio. A questão financeira. In: Obras reunidas. Vol. 2. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
RANGEL, Ignácio. Dualidade básica da economia brasileira. In: Obras reunidas. Vol. 1. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
RANGEL, Ignácio. Ignácio. Que é poupança interna? In: Obras reunidas. Vol. 2. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
RANGEL, Ignácio. Introdução ao desenvolvimento econômico brasileiro. In: Obras reunidas. Vol. 1. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
RANGEL, Ignácio. Recursos ociosos e política econômica. In: Obras reunidas. Vol. 1. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SCHUMPETER, Joseph Alois. Teoria do Desenvolvimento Econômico: uma investigação sobre lucros, capital, crédito juro e o ciclo econômico. São Paulo: Nova Cultural, 1985.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).