O sistema de financiamento público brasileiro: alterações institucionais nos fundos e bancos públicos
Palavras-chave:
Sistema Público de Financiamento, Crédito Direcionado, Fundos PúblicosResumo
O objetivo deste trabalho é discutir o sistema público de financiamento no Brasil em três movimentos da institucionalidade, gerados por alterações na política financeira do governo federal a partir da segunda metade da década de 2016. Defende-se que estes movimentos têm gerado mudanças relevantes no modo de funcionamento do sistema de direcionamento de crédito. O primeiro movimento refere-se aos grandes fundos públicos, fiscais e parafiscais, o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Observa-se a intensificação de um novo formato de institucionalidade pautado por uma lógica de funcionamento menos associada à estruturação de um funding de longo prazo e mais ligada a estímulos de curto prazo na demanda. No segundo, o Sistema Financeiro da Habitação (SFH) tem sido alvo de um importante processo de flexibilização de regras vigentes, o que tem gerado efeitos no próprio funcionamento do sistema. Por fim, o surgimento e a ampliação do uso de Fundos Garantidores, para Investimento e de Operações (FGI e FGO), que possibilitaram um novo formato de direcionamento, no qual se espera uma participação mais ativa do sistema bancário, não só público, mas também privado. Para tal, este artigo conta com quatro seções, além de introdução e considerações finais. As seções 2 e 3 apresentam a institucionalidade, original e alterações, assim como a trajetória recente do FGTS e FAT. A seção 4, por sua vez, trata do direcionamento de crédito e exigibilidades sobre depósitos. Por fim, o surgimento e ampliação do uso do FGI e FGO são discutidos na seção 5.
Downloads
Referências
BNDES FGI. Fundo Garantidor para Investimentos. Relatório da Administração do Exercício de 2022. 2022. Disponível em: https://www.bndes.gov.br/wps/wcm/connect/site/e5a7027f-e12e-47c9-b9e1-a45fdc620001/RELATORIO_FGI2022_v2.pdf?MOD=AJPERES. Acesso em: ago. 2023.
BNDES, FGI, Relatório de administração. 2022. Disponível em: https://www.bndes.gov.br/wps/wcm/connect/site/e5a7027f-e12e-47c9-b9e1-a45fdc620001/RELATORIO_FGI2022_v2.pdf?MOD=AJPERES. Acesso em: ago. 2023.
BOLIGAN, L. S. O.; MONTANI, N. A pandemia da covid-19 e o crédito às micro, pequenas e médias empresas no Brasil. Texto para Discussão, IE/UFRJ, n. 34, 2022.
BRAGA, Kesia; et al. Brasil: fundos de aval como mecanismos de garantia para micro, pequenas e médias empresas. [S. l.]: ABDE; BID, 2022.
DEOS, S.; MENDONÇA, A. R. Aspectos teóricos e institucionais: uma proposta de delimitação conceitual de bancos públicos. JAYME JUNIOR, F. G.; CROCCO, M. (Orgs.). Bancos públicos e desenvolvimento. Rio de Janeiro: IPEA, 2010.
FGO. Relatório de Administração do Exercício 2018. Banco do Brasil, 2018. Disponível em: https://www.bb.com.br/docs/pub/gov/dwn/FGORAP2019.pdf. Acesso em: ago. 2023.
FGO. Relatório de Administração do Exercício 2022. Banco do Brasil, 2022. Disponível em https://www.bb.com.br/docs/portal/digov/FGORelAdmin2022.pdf. Acesso em: ago. 2023.
FGV/SEBRAE. O Impacto da pandemia de coronavírus nos Pequenos Negócios. Pesquisa Sebrae, n. 9, 2020. Disponível em: https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Impacto-coronav%C3%ADrus-nas-MPE-9%C2%AAedicao_DIRETORIA-v4.pdf. Acesso em: 16 abr. 2021.
LANZ, L.; MACEDO, R. A Atuação do Fundo Garantidor para Investimentos na Ampliação do Acesso ao Crédito pelas MPMES no Brasil. [S. l.]: Sebrae; Regar, 2014.
MELO, L. P. A; et al. O Fundo de Amparo ao Trabalhador e o BNDES: trinta anos da Constituição Federal. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, v. 25, n. 50, p. 7-58, dez. 2018.
MENDONÇA, A. R. R. M.; CUBERO, M. C.; NAPPI, J. F. Medidas de Enfrentamento da Crise Econômica Gerada pela Covid-19 n Brasil em 2020: uma análise dos efeitos sobre o crédito. In: PALLUDETO; A. W. A.; OLIVEIRA, G. C. de, DEOS, S. (Orgs.). Economia Política do Novo “(a)normal” do Capitalismo: pandemia, incertezas e novos paradigmas. Curitiba; Campinas: CRV; IE/Unicamp, 2021.
OLIVEIRA, G. O desempenho do sistema bancário no Brasil no período recente (2007-2015). (Relatório de Pesquisa). Campinas: IPEA, 2016.
PRATES, D. M.; BIANCARELLI, A. M. Panorama do ciclo de crédito recente: condicionantes e características gerais. Subprojeto Mercado de Crédito Bancário. Projeto Perspectiva da Indústria Financeira Brasileira e o Papel dos Bancos Públicos. [S. l.]: BNDES; CECON/IE/Unicamp, set. 2009.
PROCHNIK, M. Fontes de recursos do BNDES. Revista do BNDES. v. 2, n. 4, p. 143-180, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).