Desigualdades socioespaciais no ensino superior brasileiro: a diferença entre as áreas de conhecimento

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior, Desconcentração Produtiva, Áreas de Conhecimento

Resumo

O ponto de partida é uma visão integrada da desconcentração produtiva e do ensino superior no Brasil neste início do século XXI. O objetivo é discutir as permanências e reduções das desigualdades socioespaciais do ensino superior em função de suas relações com a base produtiva. O estudo levou em conta as áreas de engenharia e construção, computação e tecnologias da informação e comunicação (TIC), agricultura, e a saúde e bem-estar. Uma metodologia foi elaborada para identificar as regiões com maior peso na formação profissional, no emprego e aquelas que combinam essas duas dimensões. Os resultados evidenciam as peculiaridades das áreas de conhecimento selecionadas. Computação e engenharia registram a manutenção das desigualdades socioespaciais quando se considera a interconexão entre a base produtivo e o conhecimento. Saúde e agricultura revelam reduções das desigualdades socioespaciais.

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Biografia do Autor

Fernando Mesquita, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências. Doutor e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas; graduado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia.

André Tosi Furtado, Universidade Estadual de Campinas

Professor Titular da Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Departamento de Política Científica e Tecnológica. Doutor, Mestre e graduado em Ciências Econômicas pela Université de Paris I (Pantheon-Sorbonne).

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Publicado

2024-12-24

Como Citar

Mesquita, F., & Furtado, A. T. (2024). Desigualdades socioespaciais no ensino superior brasileiro: a diferença entre as áreas de conhecimento. Cadernos Do Desenvolvimento, 18(36), 171–213. Recuperado de https://cadernosdodesenvolvimento.org.br/cdes/article/view/739

Edição

Seção

Dossiê "Rumos e obstáculos das políticas territoriais, regionais e urbanas no Brasil: o estado da arte e as alternativa"