Políticas para o mercado de trabalho na agenda de desenvolvimento do governo Flávio Dino
Resumo
Este estudo examina a importância das políticas públicas para o mercado de trabalho na estratégia de desenvolvimento do governo Flávio Dino (2015-2022) e a dificuldade de efetivar tal estratégia em um contexto econômico e político desfavorável. Exploramos as complexidades e desafios associados à implementação dessas políticas em nível estadual, delineando sua inserção nos Planos de Governo e Planos Plurianuais. Embora as principais iniciativas não tenham alcançado os resultados esperados, contribuíram para reduzir os efeitos perversos da recessão econômica e, posteriormente, da pandemia. A economia no Maranhão continuou dependente da exportação de commodities e o mercado de trabalho continuou caracterizado por alto grau de precariedade e remunerações historicamente baixas. Para promover um desenvolvimento socialmente inclusivo, tendo o trabalho como um dos elementos centrais da agenda, é necessário haver sinergia entre as políticas do governo estadual e do governo federal, assim como uma abordagem integrada e articulada entre diferentes políticas públicas.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARRETCHE, M. Democracia, federalismo e centralização no Brasil. Rio de Janeiro: FGV Ed.; Fiocruz, 2012.
CARDOSO JUNIOR, J. C. Planejamento Governamental e Gestão Pública No Brasil: Elementos para Ressignificar o Debate e Capacitar o Estado. Texto para Discussão, IPEA, Brasília, n. 1584, 2011.
CARNEIRO, R. Planejamento e Gestão governamental na Esfera Estadual uma análise comparativa dos processos, conteúdos e sistemas de acompanhamento dos PPAs. Relatório de Pesquisa. Brasília: IPEA, 2015.
CEPAL. O novo cenário laboral latino-americano: Regulação, proteção e políticas ativas nos mercados de trabalho. Santiago: Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, 2009.
DINO, F. Propostas para um Maranhão com desenvolvimento e justiça social. Plano de Governo do candidato Flávio Dino para campanha de governador do estado do Maranhão. São Luís: PC do B, 2014.
DINO, F. Para o Maranhão seguir em frente. Plano de Governo do candidato Flávio Dino para campanha de governador do estado do Maranhão. São Luís: PC do B, 2018.
FRANZESE, C. Federalismo cooperativo no Brasil: da Constituição de 1988 aos sistemas de políticas públicas. 2010. Tese (Doutorado em Administração Pública e Governo) – Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2010.
GOMIDE, A. Á.; PIRES, R. R. C. (Orgs.). Capacidades estatais e democracia: arranjos institucionais de políticas públicas. Brasília: Ipea, 2014.
JANNUZZI, P. M. Economia política e avaliação em políticas públicas no Brasil pós-2014. Cadernos Saúde Coletiva, v. 29, n. esp., p. 103-114, 2021.
NNUZZI, P. M. Valores públicos e a avaliação de políticas. Nexo Jornal, 28 dez. 2023. Disponível em: https://pp.nexojornal.com.br/ponto-de-vista/2021/Valores-p%C3%BAblicos-e-a-avalia%C3%A7%C3%A3o-de-pol%C3
%ADticas. Acesso em: jan. 2024.
KERBAUY, M. T. M. Descentralização, processo decisório e políticas públicas locais. Estudos de Sociologia, Araraquara (SP), v. 16, p. 151-166, 2004.
LEITE, C. K. S.; FONSECA, F. Federalismo e políticas sociais no Brasil: impasses da descentralização pós-1988. O&S, Salvador, v. 18, n. 56, p. 99-117, 2011.
MOTTA, P. R. M. O estado da arte da gestão pública. Pensata, São Paulo, v. 53, n. 1, p. 82-90, 2013.
OLIVEIRA, J. A. P. Desafios do planejamento em políticas públicas: diferentes visões e práticas. RAP, Rio de Janeiro, v. 40, n. 1, p. 273-287, 2006.
PRONI, M. W. Estruturação e desestruturação do mercado de trabalho no Brasil. Texto para Discussão, IE/Unicamp, n. 454, set. 2023.
SOARES, M. M.; MACHADO, J. A. Federalismo e políticas públicas. Brasília: Enap, 2018.
Apontamentos
- Não há apontamentos.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.