Intérpretes do pensamento desenvolvimentista
Abstract
POR CARMEM FEIJÓ, MONICA BRUCKMANN, ROSA FREIRE D’AGUIAR.
A entrevista com o professor Theotonio dos Santos foi concedida em sua residência no Rio de Janeiro em agosto passado, poucos meses antes de seu falecimento em fevereiro de 2018. Mesmo com saúde abalada, o professor Theotonio discorreu por quase três horas sobre sua longa trajetória de pesquisador marxista e militante de esquerda em luta permanente pela soberania das economias do Terceiro Mundo. Foi um privilégio para mim, para a jornalista Rosa Freire d’Aguiar e para a professora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, Monica Bruckmann, entrevistar uma personalidade que teve presença marcante em momentos cruciais da vida política de nosso continente desde os anos 1960.
Nascido em Carangola, Minas Gerais, muito cedo se destacou pela sua liderança intelectual e opção de militância política. Exilado político no golpe de 1964, tendo vivido na clandestinidade antes de ir para o exterior, a sua jornada por países vizinhos contribuiu para afinar sua formação intelectual. Na academia, deixou como legado a formulação da teoria da dependência e grande contribuição para a teoria do sistema-mundo. Autor de 38 livros, traduzidos em diversos idiomas, inclusive em mandarim, e de inúmeros artigos, como na prestigiosa American Economic Review, o professor Theotonio analisa nesta entrevista, com grande fluidez, a dinâmica das economias contemporâneas e as tendências de crescimento de longo prazo.
Com grande satisfação publicamos esta entrevista que também é uma homenagem póstuma ao grande pensador marxista brasileiro.
Carmem Feijó
Editora
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).