Editorial | Nº 21
Abstract
O entrevistado do número 21 dos Cadernos do Desenvolvimento é o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, que abriu espaço na sua concorrida agenda para conversar, entre outros temas, sobre política latino-americana, a alienação pelo trabalho na economia de mercado, o papel da cultura no desenvolvimento econômico. A grande lucidez
sobre temas da modernidade e a larga experiência como militante político de esquerda fizeram de Mujica, atual senador do Uruguai, um dos políticos mais respeitados e admirados no mundo. A oportunidade de colher depoimentos de tão ilustre personagem da vida contemporânea foi uma grande honra para os Cadernos do Desenvolvimento.
Neste número concluímos a publicação dos textos debatidos no seminário Qual Desenvolvimentismo?, realizado em 2016,1 trazendo o artigo de Daniela Prates, Barbara Fritz e Luiz Fernando de Paula sobre as políticas desenvolvimentistas nos governos do Partido dos Trabalhadores, e o artigo de André Biancarelli e Flávia Filippin sobre o papel industrializante do Estado desenvolvimentista.
A seção de artigos apresenta cinco contribuições. A primeira discute o conceito de dependência a partir da análise da inserção da América Latina e da China no contexto internacional atual. O segundo artigo discute os determinantes da ruptura do modelo nacional-desenvolvimentista nos anos 1980. O papel do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) na política externa do governo do ex-presidente Lula é o tema do terceiro artigo deste número. O quarto artigo traz a temática do Nordeste através de uma análise da contribuição do investimento estrangeiro direto ao crescimento sustentável. O quinto artigo debate o conceito de perdas internacionais, utilizado por Leonel Brizola, como forma de enriquecer o debate acadêmico entre subdesenvolvimento e setor externo.
A resenha incluída neste número é do economista Fábio Guedes Gomes, professor de Economia Política da Ufal e diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) sobre o livro de Luiz Gonzaga Belluzzo e Gabriel Galípolo, Manda quem pode, obedece quem tem prejuízo. Nas palavras de Fábio Guedes Gomes, o livro não trata apenas de contextualizar a grave crise financeira internacional iniciada em 2007-2008, mas apresenta uma forte crítica às teorias do mainstream econômico.
Novembro, 2017.
Carmem Feijó
Editora
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).