Entrevistas com Carlos Antônio Brandão, Clélio Campolina Diniz e Fernando Macedo
Palavras-chave:
Entrevista, Carlos Antônio Brandão, Clélio Campolina Diniz, Fernando MacedoResumo
A contribuição integra o dossiê “Rumos e obstáculos das políticas territoriais, regionais e urbanas no Brasil”, que busca fomentar o diálogo entre especialistas sobre questões contemporâneas que impactam o desenvolvimento regional no Brasil. O objetivo é problematizar as desigualdades socioespaciais, estimulando o senso crítico dos leitores. As entrevistas realizadas são estruturadas em três perguntas, abordando temas transversais. Ao longo das entrevistas, percebe-se o avanço da compreensão dos obstáculos enfrentados pelo Brasil em seu desenvolvimento e as possíveis alternativas para superá-los. Carlos Antônio Brandão é professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ; Clélio Campolina Diniz é Professor Emérito da UFMG; Fernando Macedo é Professor Titular da Universidade Estadual de Campinas.
Downloads
Referências
DAGNINO, R. Tecnociência Solidária — um manual estratégico. Marília, PR: Lutas Anti Capital, 2020.
DAGNINO, R. Para explicar a tempestade e sulear a bonança. Campina Grande: EDUEPB, 2022.
DINIZ, C. C. A Questão Territorial e o Desenvolvimento Brasileiro: a busca de um país policêntrico. In: DELFIM NETO, A. et al. (Orgs.). O Brasil no século XXI. São Paulo: Saraiva, 2011.
MPOG. Estudo da Dimensão Territorial para o Planejamento. Brasília: CGEE-MPOG, 2008.
MACEDO, F. C. Desenvolvimento regional no Brasil no século XXI. Campina Grande: EDUEPB, 2023. Disponível em: https://eduepb.uepb.edu.br/e-books/; https://zenodo.org/records/8273390. Acesso em out. 2024.
MACEDO, F. C.; MONTEIRO NETO, A.; VIEIRA, D. J. (Orgs.). Universidade e território: ensino superior e desenvolvimento regional no Brasil do século XXI. Brasília: IPEA, 2022. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11150. Acesso em out. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).